GLOSSÁRIO DE TERMOS

Acumulação de pesada: Às vezes precisamos pesar vários objetos ou o mesmo objeto que por razões de voluminosidad ou outra não o podemos fazer de uma sozinha vez, a acumulação serve para poder ir somando e somando pesadas diferentes.

Autodesconexión: Todos os aparelhos digitais, por lei, dispõem a função de desconexão automática para poupar energia quando não a estejamos a utilizar. Segundo que casos às vezes é uma moléstia, por isso quase todas as balanças se pode configurar o tempo de apagado.

Calibración: Processo de ajuste da balança com respeito a uma massa de referência. As balanças digitais guardam em memória um peso padrão do que tomam a referência para pesar objetos. Todas as balanças vêm de fábricas calibradas, não obstante devido a factores externos como podem ser mudanças de temperatura, campos electromagnéticos, altitude, uso continuado...etc. podem com o tempo sofrer variações na pesada, pelo que é conveniente quando isto ocorra calibrarlas de novo com o peso padrão que precise.

Capacidade: É o peso máximo que suporta a balança e o que pode medir. Todas as balanças têm uma capacidade máxima marcada, que vem dada pelos sensores ou células de ónus que lhe instala o fabricante, o superar esta capacidade danifica a balança.

Célula de ónus: As celas de ónus consistem numa peça de metal à que se incorporam galgas extensométricas. Estas galgas mudam sua resistência elétrica ao traccionarse ou comprimir-se quando se deforma a peça metálica que suporta o peso do objeto. Por tanto, medem peso.

Cuentapiezas: Função para contar objetos segundo uma mostra de referência. O sistema é singelo: primeiro pesamos uma unidade como referência, a balança o grava em memória e depois segundo vamos pondo mais no plato de pesada, nos vai contando as unidades que há.

Display: Ecrã de cristal líquido ou LCD. Mostra o resultado da pesada, indicadores, avisos e anomalías que possa ter a balança. Quase todas as balanças dispõem de luz interior em ecrã para pesadas com pouca luz.

Função de limites: Utiliza-se muito para o embalado, supõe-te que temos que encher botes de mermelada de 250 gramas, configuramos a balança para que quando o peso do bote alcance os 250 g, nos avise mediante um som ou mostre um aviso em ecrã. A configuração de limites sempre se faz com um máximo e um mínimo ej: max: 250 g min: 245 g.

Hold: Manter o peso em ecrã durante uns segundos. Podemos pesar o objeto, retirá-lo e mostra-nos o peso em ecrã durante um breve tempo. É útil para tomar nota das pesadas.

Massa: A massa é a quantidade de matéria de um corpo independente da intensidade do campo gravitatorio. Representa a resistência do corpo às mudanças de estado de movimento.

Metrología: É a ciência que estuda as medidas das magnitudes. Seu objectivo é a obtenção do valor das magnitudes empregando para isso instrumentos, métodos e meios apropriados, com a exactidão requerida na cada caso.

Monocélula: Balança que tem unicamente uma sozinha célula para recolher o peso, sempre está no centro da balança. Existem outros modelos que levam uma célula na cada canto e uma caixa soma de 4, a confiabilidade de uma pesada com este tipo de balança aumenta.

Nível de borbulha: Utiliza-se para nivelar a balança e pô-la totalmente horizontal ao solo, é necessário que a balança esteja nivelada para que a pressão do peso de objeto se reparta de forma homogênea pela superfície do plato de pesada.

Peso: É uma medida de força que exerce sobre um objeto ,originada pela acção da gravidade, o peso depende da intensidade do campo gravitatorio. A fórmula do peso é: P = mg (Peso = massa * gravidade)

Precisão: É a diferença de massa mínima que se pode mostrar no ecrã de uma balança, também chamada divisão ou incremento.

Tara: Função para descontar o peso de um recipiente e pesar unicamente o contenido.es útil em muitos casos, mas o exemplo mais gráfico seria o pesar farinha num bowl de cozinha, primeiro eliminamos o peso do bowl e depois jogamos a farinha que é o único que vai apesar.