Covid: Informamos aos nossos clientes que continuamos com os envios das encomendas

Venda de Balanças de Precisão Online: o que precisa de saber

As balanças de precisão são um tipo de equipamento bastante comum para medir a massa de diferentes objetos. Neste artigo, iremos explicar melhor quais os seus fins e apresentaremos outras informações importantes para se informar melhor quanto a este produto que pode vir a ser tão útil.

O que são balanças de precisão?

As balanças de precisão são um instrumento de medição, mais concretamente usado para medir a massa de determinados objetos. Normalmente, estas balanças são muito utilizadas na indústria farmacêutica ou em laboratórios, principalmente para a preparação de amostras. Como o nome indica, as balanças de precisão têm a capacidade de medir um valor exato sem espaços para erros.

Como tal, características como uma boa precisão e elevado desempenho são absolutamente cruciais para se certificar de que realiza um bom trabalho com estas balanças. Existem diferentes modelos disponíveis no mercado, portanto é essencial analisar as características de cada um para poder tomar uma decisão de compra mais informada. 

Quais os usos das balanças de precisão?

As balanças de precisão têm muitas utilizações em várias indústrias. Algumas possuem uma capacidade e nível de robustez suficientemente elevados para testar materiais como o betão em locais de construção com a capacidade de leitura necessária para obter resultados científicos. Podem ser ainda úteis em trabalhos de campo ou num laboratório. Na verdade, estes equipamentos são utilizados em vários laboratórios e sobre diversas aplicações químicas. 

Estes equipamentos são também muito usados no campo médico e farmacêutico, onde a sua maior legibilidade e capacidade é útil para pesar amostras de testes, equipamentos e produtos químicos, incluindo medicamentos em embalagens de sangue. A produção é outra indústria onde as balanças de precisão são frequentemente utilizadas, tal como nas operações industriais e de fabrico, uma vez que podem calcular com precisão o peso dos materiais utilizados em lubrificantes e óleos. 

Podem também ser utilizadas na indústria da joalharia para a pesagem de ouro, gemas e outros metais e pedras preciosas. Além disso, algumas destas balanças de precisão são aprovadas para criar produtos cosméticos, já que possuem precisão suficiente para pesar ingredientes em pequenas quantidades.

Funções comuns das balanças de precisão

As balanças de precisão tendem a ter mais características do que balanças de bancada ou balanças compactas. Muitas delas têm pesagens abaixo do equilíbrio para medição de densidade. É importante optar por balanças com múltiplas aplicações de pesagem, tais como a pesagem percentual, pesagem dinâmica, contagem de peças e muito mais. Além disso, muitos equipamentos deste tipo possuem proteção contra sobrecargas, o que permite assegurar a durabilidade da balança.

É importante notar ainda que algumas funções dependem dos modelos. Algumas balanças de precisão são compactas e podem ser empilhadas para utilização em pequenos laboratórios ou salas de aula. Outras são mais robustas e com placas maiores, mais indicadas para serem usadas em trabalhos de campo, enquanto aquelas com maior legibilidade são particularmente apropriadas para laboratórios. 

Quais as características das balanças de precisão?

Como já mencionado, este tipo de equipamentos apresenta características diferentes consoante cada modelo. Antes de mais, é importante saber que a precisão destas balanças pode variar entre vários quilogramas, tanto em escalas comerciais como industriais e pode variar também a nível de gramas no que toca às balanças de laboratório. Segundo a divisão mínima (que varia entre 0,001 ga e 5g), o nível de precisão destes equipamentos pode ser classificado em precisão especial, fina, média e ordinária. 

É importante mencionar ainda que a precisão desta balança depende significativamente do ambiente em que se encontra e da habilidade do utilizador. De modo a preservar a qualidade do aparelho e a veracidade dos resultados obtidos, devem-se evitar as correntes de ar, alterações de temperatura ou vibrações, e elementos como a poeira ou vapores devem ser mantidos longe do equipamento. 

As balanças de precisão são sensíveis e, tal como o nome indica, precisas, pelo que devem ser apenas usadas por quem pretende obter resultados realmente rigorosos, como em amostras, por exemplo.

As balanças de precisão precisam de selo Inmetro?

A instalação de uma balança devidamente aprovada e certificada é algo muito recomendável, de modo a possibilitar que todo o processo de pesagem esteja legalmente aprovado. Isto aplica-se mesmo se as operações em causa não estiverem sujeitas a alguma exigência legal. Com este selo, poderá usufruir das seguintes vantagens:

Aplicação de regulamentos ou normas;

Cálculo de impostos, taxas, indemnizações, multas e outras taxas;

Realização de transações comerciais;

Determinação do preço final de venda e preparação de pré-embalagens;

Quais os cuidados a ter com as balanças de precisão?

De modo a maximizar o potencial e usabilidade da sua balança de precisão, deve apostar nos seguintes cuidados:

Nunca colocar os materiais diretamente na placa da balança, apenas em recipientes apropriados para tal propósito;

Limpar a balança com regularidade;

Os materiais que pretende pesar devem estar à temperatura ambiente;

Após cada pesagem, a balança deve ser limpa na área circundante com um material suave;

Assim que obtiver o peso, coloque a balança no zero;

Atualmente, grande parte das balanças de precisão são mais robustas e menos dependentes do utilizador, no entanto todos os cuidados continuam a ser necessários para garantir que cuida bem deste equipamento.

As balanças de precisão são assim extremamente úteis em áreas diversas, desempenhando em muitos casos um papel de elevada importância e responsabilidade. Por vezes, uma grama a mais ou a menos pode prejudicar uma investigação que esteja a decorrer. 

Daí ser tão importante escolher o modelo de balança correto e um ambiente apropriado onde inseri-la. Além disso, também o próprio utilizador deve ter alguns cuidados como os mencionados anteriormente. Portanto, este equipamento deve ser tratado com grande cuidado e responsabilidade.