Covid: Informamos aos nossos clientes que continuamos com os envios das encomendas

Balanças Comerciais: o que são, características e modelos

O que não falta no mercado são balanças diferentes para necessidades diferentes. Neste artigo, iremos manter o foco nas balanças comerciais, explicando no que consistem, quais as suas características, entre outras coisas. 

O que são balanças comerciais?

As balanças comerciais são equipamentos destinados a pesar determinados produtos. Normalmente, estão inseridas nos supermercados, na área da alimentação, sendo muito comuns em setores como a padaria, pastelaria, peixaria, confeitaria, etc. O utilizador pode recorrer a este equipamento para pesar determinados produtos e obter assim o preço dos mesmos. 

Estas balanças chegam a ser mesmo imprescindíveis nos supermercados, ou em pequenos negócios locais como mercearias ou talhos. Portanto, é absolutamente essencial investir num equipamento de qualidade e duradouro para maximizar a utilidade e benefício dos clientes. 

Quais as características das balanças comerciais?

É importante notar que, atualmente, pode encontrar uma grande variedade de balanças comerciais no mercado. Muitas distinguem-se por fatores como a resolução, funcionalidades ou capacidade de peso, por exemplo. A maioria das balanças comerciais conta com uma coluna, impressora, teclado de membrana de fácil limpeza e gestão de programas através de um computador. Muitas apresentam ainda a opção de imprimir códigos de barras e logótipos e requerem pouca manutenção. 

Normalmente, recomendamos investir numa balança comercial com um ecrã de visualização incorporado, de modo a facilitar a utilização do cliente. Além disso, é muito útil quando a balança permite armazenar os preços por unidade de peso e calcular assim a quantia a ser paga através de um único toque num botão. Algumas balanças permitem ainda somar todos os montantes para depois se calcular o valor final.

Existem balanças comerciais com coluna, balanças suspensas, balanças com ligação a um POS, balanças com e sem impressora de recibos, balanças com caixas registadoras, etc. O número de modelos com diferentes funções permite ao utilizador aceder a um leque de opções variado e capaz de satisfazer as suas necessidades.

Como escolher a melhor balança comercial para o seu negócio?

Hoje em dia, como já mencionado, existem balanças comerciais para todos os gostos: balanças com teclados analógicos, balanças digitais, equipadas com software ou ecrãs touch, com ou sem impressora, com ou sem etiquetadora, com ou sem wi-fi, com ou sem leitor RFID e com ou sem scanner 2D. Portanto, como pode ver... não falta por onde escolher. 

Com uma oferta tão vasta pode ser difícil fazer a escolha mais indicada. Afinal, o que deve ter em conta antes de escolher a melhor balança comercial para o seu negócio? Bem, decidimos partilhar alguns conselhos que podem ser úteis:

  • 1. Pense nos artigos que vai pesar na balança comercial

Antes de mais, deve pensar sobre o peso, dimensão e outras características dos produtos que deseja pesar com a sua balança. Este é um fator muito importante e que, por isso, deve ser sempre considerado. Por exemplo, se pretende pesar artigos mais pesados, deve investir numa balança comercial capaz de suportar mais pesos. 

  • 2. Invista num equipamento preciso

Imaginemos que trabalha num talho e que, por isso, precisa de pesar pedaços de carne numa base diária. Como sabemos, cada grama tem um preço diferente associado e, como tal, se investir numa balança pouco precisa arrisca-se a deixar escapar algumas gramas, o que se pode refletir depois num preço abaixo do correto. Não tenha medo de gastar mais dinheiro nestes equipamentos, pois este é um investimento que acabará sempre por ser vantajoso. 

  • 3.  Conheça bem o equipamento antes de efetuar a compra

Muitas pessoas acabam por arriscar e comprar um equipamento sem antes analisar devidamente as suas funcionalidades. Ao fazer isto, pode acabar por não fazer uso dos recursos que realmente precisava e que não se encontram no produto em causa, ou pode até mesmo nem saber dar uso às características presentes. Portanto, pare sempre para analisar as especificidades de cada modelo, e só depois tome uma decisão final. 

  • 4. Pense nas funcionalidades imprescindíveis na sua balança

É também extremamente importante analisar as funcionalidades que acha imprescindíveis na sua balança comercial. O preço destes equipamentos varia bastante consoante as especificidades incluídas, daí ser também crucial analisar devidamente cada modelo. Por exemplo, fará uso de uma impressora para receber e emitir talões? Precisa de um leitor RFID? Prefere um ecrã tátil e uma caixa registadora? Pense bem sobre todos estes fatores e decida quais os recursos dos quais não pode mesmo abdicar na sua balança comercial. 

  • 5. Tenha em conta o ambiente onde vai inserir o equipamento

É também importante pensar no espaço ou ambiente onde vai inserir o seu equipamento, pois cada um pode requerer um modelo de balança comercial específico. Por exemplo, em ambientes mais húmidos, será útil optar por uma balança mais resistente à humidade, e neste caso uma balança de suspensão seria uma boa escolha. 

  • 6. Experimente o equipamento antes de o comprar

Um erro comum que muitos cometem é comprar um equipamento sem antes testá-lo individualmente. Só através da utilização é que podemos realmente perceber se dado produto é adequado para as nossas necessidades. Assim, recomendaríamos falar com o fornecedor e pedir para experimentar a balança comercial antes de tomar uma decisão final. 

Devido ao elevado número de modelos disponíveis no mercado, sugerimos seguir estas dicas para possuir uma ideia mais clara daquilo que precisa, o que facilita assim a sua escolha. 

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a ponderar a sua decisão de compra de melhor forma. Esta pode ser uma escolha complicada, principalmente devido a toda a oferta disponível, mas se considerar as dicas mencionadas, certamente achará todo o processo mais fácil.