Covid: Informamos aos nossos clientes que continuamos com os envios das encomendas

Venda de balanças industriais online: tudo o que precisa de saber

Existem vários tipos de balanças no mercado, sendo que cada uma é indicada para propósitos diferentes. Desta vez, o nosso foco irá incidir sobre as balanças industriais, mais concretamente, sobre as suas características e fins.

O que são balanças industriais?

As balanças industriais servem para pesar e contar certos produtos. Normalmente, são mais utilizadas em pequenos negócios e em indústrias concretas, como a alimentar, por exemplo, onde são usadas para a pesagem diária de uma grande quantidade de produtos. 

Atualmente, existe uma grande variedade de balanças industriais disponíveis no mercado, sendo que cada modelo deve ser escolhido tendo em conta as suas funções e características únicas. 

Quais as características de uma balança industrial?

Como já mencionado, estas balanças são úteis para pesar diferentes produtos. Apesar de parecerem todas iguais, a verdade é que cada balança industrial possui um leque de características muito específico e indicado para diferentes necessidades. Algumas das características mais populares destas balanças incluem o facto de terem um baixo custo de instalação e manutenção associado, serem um material de elevada qualidade, robusto e duradouro, que incorpora uma tecnologia moderna com um sistema eletrónico avançado.

É importante notar ainda que as balanças industriais são inseridas em áreas de produção e controlo, pelo que devem assegurar uma elevada durabilidade e confiabilidade. Quanto à capacidade de cada balança, normalmente pode contar com pesos que variam desde os 50kg às 5 toneladas. É possível encontrar ainda balanças menores, que variam entre as 5 gramas e 1kg.

O que considerar antes de comprar uma balança industrial?

As balanças industriais, ao contrário do que se possa pensar, não são todas iguais. Aliás, muito pelo contrário. Cada balança tem características apropriadas para diferentes necessidades, sendo que uma pode ser mais indicada do que outra para um certo contexto. Mantendo isto em mente, deve considerar uma variedade de aspetos antes de comprar uma balança industrial, entre os quais:

  • Material: é importante pensar no ambiente onde a balança será inserida e escolher o seu material de acordo com esse aspeto. Por exemplo, o acabamento em pintura industrial ou aço inoxidável são normalmente boas escolhas devido à capacidade que possuem de se adaptarem a qualquer situação.
  • Instalação: quanto à instalação, algumas balanças são montadas sobre o solo ou de forma encastrada, pelo que deve analisar qual a opção mais adequada para a sua situação.
  • Indicador: outro aspeto importante a ter em conta é o indicador, ou seja, deve tentar perceber se, ao ser tátil, este pode ser mais útil para si, se possui um software próprio de utilização acessível, se possui um teclado alfanumérico, entre outros. Tente escolher sempre algo que seja de fácil utilização para facilitar a manutenção do aparelho.
  • Dimensões da placa: as dimensões podem ser personalizadas, ou seja, pode escolher aquelas que considerar melhor. No entanto, as dimensões mais comuns para as placas de pesagem variam entre 1000x1000mm e 1500x1500mm. 
  • Capacidade máxima de peso: se preferir, pode escolher estruturas personalizadas, e deve ter sempre em conta a capacidade de peso para o seu contexto particular.
  • Rampa: a rampa é muito útil, pois permite facilitar a entrada e saída de produtos que queremos pesar. Muitas balanças industriais já incluem uma rampa, mas pode escolher outra que se ajuste melhor às suas preferências.
  • Amortecedores: os amortecedores servem para facilitar a subida e descida da placa, sendo bastante importantes para a segurança do utilizador, já que permite evitar acidentes. 
  • Função de contagem de peças: com este recurso, poderá poupar imenso tempo durante o processo de pesagem. 

Alguns tipos comuns de balanças industriais

Como já mencionado, existem vários modelos de balanças industriais presentes no mercado. Um dos mais comuns é a balança industrial de plataforma, que conta com uma placa de aço inoxidável e cuja capacidade chega aos 600 kilos. Estas balanças são indicadas para serem usadas em armazéns e, normalmente, possuem rodas para um transporte mais rápido e confortável. São ainda bastante resistentes e de elevada qualidade.

Se preferir, pode optar por modelos mais pequenos, apropriados para serem situados numa mesa desde que não excedam os 200 kilos. Estas balanças industriais são muito leves e têm tudo o que é necessário para serem ligadas a um computador ou impressora. São normalmente concebidas para pequenas empresas locais.

É importante notar ainda que muitas balanças são especialmente indicadas para certos setores. Algumas possuem funções de contagem de peças, por exemplo, que são muito úteis para os inventários das empresas. 

Seja qual for a sua escolha, é sempre necessário ter em conta a capacidade e qualidade de cada balança industrial, de modo a assegurar uma duração máxima e grande usabilidade. 

Qual a melhor balança industrial para o seu caso?

Esta pergunta não invoca uma única resposta concreta, pois tudo depende das necessidades do seu negócio, e ainda do espaço que tem disponível. Por exemplo, se precisar de pesar e contar produtos de grandes dimensões, o melhor será mesmo optar por uma balança industrial com uma plataforma maior, encastrada ou instalada no solo. Por outro lado, se precisar de uma balança apenas para pesar objetos mais pequenos, poderá escolher uma balança mais pequena, que ocupe menos espaço e que seja transportada mais facilmente.

Como é possível verificar através deste artigo, as balanças industriais apresentam diferentes modelos, cada qual com características distintas, servindo, por isso, propósitos também distintos. Antes de mais, recomendamos pensar sobre quais as características mais úteis para a sua situação. Como mencionado, uma balança maior será necessária caso precise de pesar produtos mais pesados. Pelo contrário, uma balança menor será indicada para a contagem de produtos mais leves, principalmente em setores da alimentação. 

Depois, deve ter ainda em conta os aspetos que abordámos como a rampa, amortecedores, peso, instalação ou dimensões da placa. Certifique-se ainda de que tem espaço suficiente disponível para incluir este novo elemento no seu negócio e opte sempre por materiais duradouros e de boa qualidade.